DICA DE LIVRO: Masters of Doom

Capa do livro Masters of  Doom de David Kushner, publicado por Random House Publishing 

Salve pessoal do Hard Games! Estou feliz em poder ter este canal para interagir com essa comunidade Hard, que sempre está interessada em saber mais e mais desse universo que todos nós amamos. E por falar em conhecimento, o artigo de hoje vai tratar um pouco de história. Não, não vamos perguntar quem descobriu o Brasil e nem te aporrinhar com datas, mas tratar de história de games.

Trago hoje pra vocês a dica de um livro interessantíssimo para todos que gostam do tema e queiram entender um pouco mais sobre os primórdios dos games como fenômeno cultural, chama-se Masters of doom de David Kushner. Infelizmente não achei uma versão traduzida desse livro para o portugês, mas quem quiser se aventurar vai encontrar uma verdadeira aula sobre história dos videogames, focada nos dois gênios por trás de um dos mais emblemáticos jogos de PC, responsável por popularizar o estilo de tiro em primeira pessoa, o Doom.

Tela do primeiro Doom, lançado em 1993 pela Id Software

Dizer que esse livro trata da história deste título apenas ou da história da produtora Id Software é extremamente simplista. A narrativa começa no início da década de 80, no auge do arcade, contando sobre a infância conturbada dos fundadores da Id, John Carmack e John Romero, a interação deles com o que se tinha de mais popular em games e mostrando um pouco da cultura gamer da época, dos fliperamas e da evolução das tecnologias. Para quem não sabe, na época, os computadores apresentavam uma capacidade significativamente inferior aos arcades e posteriormente aos primeiros consoles.

Jonh Romero e John Carmack, respectivamente, fundadores da Id Software
Uma das diversas histórias narradas conta como, em um fim de semana numa casa na beira de um lago (algo como um refúgio nerd da dupla dinâmica da Id e sua turma), o grupo conseguiu fazer um port da primeira fase do Super Mario Bros 3 do NES para PC, algo impensável de se fazer em um PC da época, graças a uma sacada genial de otimização gráfica do Carmack. A parte curiosa da história, porém, vem do fato do grupo ter oferecido a Nintendo para portar o resto do jogo para eles e a empresa japonesa ter recusado por achar que games no PC não tinha futuro.

Capa do jogo Super Mario Bros 3, lançado originalmente pela Nintendo para NES em 1988
Um detalhe importante, é que essa sacada que permitiu que o port do Mario Bros fosse feito naquela época também, é o segredo por trás da velocidade e do rítmo insanos do Doom, que estabeleceu um padrão para vários jogos que vieram depois como o Dukem Nukem 3D e o Shadow Warrior.

Tela do jogo Duke Nukem 3D, lançado originalmente em 1996
Shadow warrior, lançado originalmente em 1997
Mas o livro está muito longe de ser um texto técnico, apresentando diversas outras histórias interessantes que mostram um pouco do surgimento da internet, através dos fóruns e dos Bulletin board systems até o estabelecimento de games como fenômeno cultural com os primeiros campeonatos de Doom. 


Enfim, fica a dica de leitura para quem quer se aprofundar nas histórias dos videogames e conhecer um pouco mais sobre os primórdios dos PC games e das comunidades de jogos na internet, bem como ver um pouco sobre o avanço tecnológico e sobre pessoas que ajudaram a fazê-los. O livro pode ser encontrado em qualquer livraria grande que trabalhe com livros importados (Saraiva, Cultura, Siciliano, …).