Remote Play do PS4 para PC

(Ou como uma comunidade ativa de desenvolvedores pode ser vital para indústria)





Salve Galera da Hard. Hoje estou aqui para fazer mais uma matéria para vocês, desta vez falando um pouco de novidade (ou quase). Quantas vezes você estava lá tranquilão largado (ou largada) no sofá jogando o jogo nosso de cada dia e sua mãe aparece desesperada que vai perder a novela, ou seu pai reclama que não pode perder aquela final do campeonato, e você é forçado a largar aquela fase difícil, aquela Boss fight, para arrumar outra coisa pra fazer e liberar a TV?


Pois, há duas semanas, donos de ps4 tiveram boas novas quando, já logo na segunda, um desenvolvedor independente chamado Twisted anunciou que tinha terminado e estava para lançar uma versão do aplicativo do remote play para PC. Essa versão, ao que parece, foi inspirada na que havia sido anteriormente feita para android e adaptada.


Pois  bem, foi então que na quarta feira desta mesma semana, a dona Sony, para o espanto geral da nação, diz que vai liberar uma versão oficial de um aplicativo para pcs que implemente o remote play para o PS4. Até então, as únicas alternativas de remote play oficiais eram apenas disponíveis para PSVITA e para celulares android da linha XPERIA, apesar do apelo de longa data dos fãs frente ao fato de a Microsoft já disponibilizar esse recurso (streaming play de XONE para PC) há bastante tempo para seus consumidores.


Esse episódio é um ótimo exemplo de mobilização que deveria ocorrer por parte dos players: pressionar as empresas para que os serviços se tornem cada vez melhores e que as empresas não se acomodem. Claro que se a comunidade sempre sair implementando o que quer, as produtoras não vão se mexer nunca também, pois sempre aparecerá alguém com a solução pronta,. Nesse caso específico, porém, enquanto não havia alternativa, a sony continuava usando o remote play como uma funcionalidade especial, um diferencial, de seus aparelhos e não era de seu interesse implementar a funcionalidade para outras plataformas. Foi a pressão da comunidade, a procura pela alternativa para PC, que fez a Sony se mexer e dar seus pulos pra entregar o que a comunidade quer.

Em resumo, comunidade hacker, apesar de ser muito vista com maus olhos, pode ter vários aspectos positivos para a comunidade gamer em geral, trazendo melhorias e podendo ser um instrumento de pressão para as companhias, como aconteceu com os emuladores de PS1 para PSP. E você, o que acha sobre isso? Você concorda? Nos conte através da nossa página do facebook. Por enquanto é isso. Abraços a todos e vamos fazer nossa comunidade cada vez mais próspera.